Muito Além do Fim do Mundo - R.B.R Barreto

 

O livro conta a saga de Kadir, um jovem príncipe beduíno, que abandona sua tribo para seguir os passos de um derviche andarilho do qual espera receber informações que o levem à Jannah, o Paraíso para os árabes. Segundo a tradição islâmica, o Paraíso fica na Montanha de Káf, muito além do fim do mundo e só os santos e puros de coração podem chegar até ele. Nessa busca encontra personagens inusitados, entre eles uma jovem cigana que o acompanha em segredo e um guerreiro tuaregue, a quem o destino pôs em seus caminhos. À medida que vão encontrando outros personagens e reconhecendo uns aos outros mais mistérios e lendas do deserto vão sendo revelados. Durante a jornada são perturbados pelos jhins, desviados dos caminhos por cânions e cavernas encantadas até encontrarem pistas do Simorgh, misterioso pássaro guardião do Paraíso que pode metamorfosear-se e atuar em diversas realidades. Muito além do fim do mundo é uma aventura que pretende refletir sobre a razão das escolhas e as consequências que enfrentamos por cada uma delas. O que nos leva a perseverar ou o que nos leva a mudar totalmente o rumo e a dançar livremente ao ritmo do universo?



R. B. R. Barreto - 2020
349 páginas - Chiado Books
 



Olá sonhadores, tudo bem com vocês? espero que sim. Hoje, trago a resenha desse livro maravilhoso que narra uma história que se passa nas areias do deserto. Muito além do fim do mundo, é uma fantasia brasileira que incorpora em sua narrativa alguns mitos e lendas dos povos do deserto. R.B.R Barreto conta a história do jovem beduíno príncipe Kadir que influenciado pelas lendas que seu avô contava, resolveu tornar-se um homem santo e assim viver no Paraíso -  Jannah. Porém, para que isso acontecesse era necessário encontrar o local, e segundo as lendas, o paraíso ficava na lendária montanha de Káf.

A peregrinação para as montanhas de Káf não seria algo tão fácil. Atravessar as areias do deserto é uma tarefa árdua, perigosa e no caso do jovem Príncipe Kadir poderia se tornar solitária. Deixando sua família, sua tribo e seu cargo como futuro líder para trás, Kadir rumou em direção para o futuro que tanto desejava... 




Acredito que eu não preciso descrever as várias aventuras que Kadir vivenciou, não é verdade? Muito além do fim do mundo, está repleto de peripécias e principalmente de curiosidades sobre esse universo pouco explorado pelos autores brasileiros. Quem acompanha esse blog, ou mesmo, o meu perfil no Instagram sabe o apreço que eu tenho pela Cultura árabe. Ler esse livro só tornou a minha admiração ainda maior. A forma como a autora escreveu esse enredo foi de uma maestria de tirar o fôlego! Por várias vezes me vi fazendo parte da peregrinação, senti a brisa quente do deserto e ouvi o sussurro das areias cantantes.

Outro ponto muito importante que tornou o livro muito especial é união das lendas, mitos e curiosidades (reais) com a enredo ficcional. Essa receita, na minha opinião, aguça a mente do leitor, além de deixar a história mais realista.

Eu mesma aprendi várias coisas, como por exemplo: sobre os tuaregues:

fonte: http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/ghat-festival-o-encontro-dos-tuaregues-no-norte-da-africaf

Os derviches, os dançarinos místicos:

fonte da imagem: https://www.anamoralesblog.com/en/the-dervishes-mystics-dancers/


 E vários outras coisas voltado para religião e costumes. Tudo isso contribuiu para que a minha experiência com o enredo torna-se inesquecível. 

Ao finalizar a leitura precisei de alguns dias para refletir sobre a minha experiência como leitora e no fim fui levada a entender que nas entrelinhas do enredo existem tantos ensinamentos importantes para as nossas vidas, que eu preciso comentar que Além do fim do mundo não é só um enredo do gênero de fantasia, mas também um enredo filosófico. O livro tem muitos trechos que nos convida para uma autoanálise, e um deles revelou-me a importância do autognose, que é nada mais que o autoconhecimento. Partindo desse ponto saberemos qual é o nosso verdadeiro caminho. Exemplo disso é Kadir e Aisha, durante a peregrinação no deserto é que de fato os dois souberam quem verdadeiramente são e qual o caminho deveriam seguir. As vezes precisamos se perder para de fato encontrar o nosso verdadeiro eu.

Adorei todos os personagens, cada um deles é uma peça fundamental para o desenrolar da história, nenhum deles foi colocado por acaso. Mas sempre tem um que nos indentificamos mais, no meu caso foi o Balam um sábio derviche que devota a sua vida as orações e a honrar a Ála.

Aisha também conquistou-me, eu queria colocá-la em um potinho e protegê-la para sempre. Dentre todos os personagens, na minha opinião, é ela quem mais sofre não só por ser mulher em uma cultura machista, mais por tudo o que foi tirado dela; sua família, sua história e sua liberdade.

Gostei também do guerreiro Hamad, ele ficou encarregado de revelar os caminhos do deserto. Seu jeito misterioso e enigmático deu um tom intrigante para a história.

Existe outros personagens que ao longo do enredo cruzam o caminho de Kadir e junto com eles conhecemos o multiculturalismo existente no oriente médio.

Além do fim do mundo é um livro rico em todos os sentidos. Se você assim como eu é amante de lendas, mitos e histórias de outras culturas, esse livro é perfeito para você.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.