Resenha: Madalena - Criatiane Dantas


Nelson olhou bem para Madalena. Olhou como não tinha olhado até então: olhou como se fosse a primeira vez. Viu uma moça linda, forte, sonhadora. E que só queria viver um pouco. De repente, as terras para lá do rio, a fazenda, o Manuel, seus outros filhos, sua mulher, ele mesmo, tudo pareceu morto. Tudo era pobre, pobre e pequeno diante daquela moça que só queria viver um pouco. Nelson teve uma vontade imensa de abrir a cancela e deixar aquela moça, a sua Madá, sair daqueles cafundós e viver, muito, muito, muito e para sempre.



Ano: 2006 / Páginas: 117
Idioma: português
Editora: Ministério da Educação e Cultura


Nos últimos dias de 2024, senti vontade de ler uma história curta e escrita por um autor nacional. Então entrei no site do Domínio Público e encontrei essa novela, da autora Cristiane Dantas, lançada em 2006, que faz parte da Coleção Literatura para Todos. Essa coleção, composta por dez livros – poesia, conto, novela, crônica, tradição oral, biografia e peça teatral –, é fruto de um concurso nacional realizado em 2005 pelo Ministério da Educação.

A capa, assim como as ilustrações presentes na obra, representam os mamulengos, um estilo de teatro de bonecos tipicamente nordestino. Isso reforça ainda mais a representatividade cultural, já que a protagonista, Madalena, é uma nordestina.

A história é narrada por oito personagens diferentes, ou seja, o narrador muda, mas o foco permanece em Madalena. Ainda muito jovem, ela é dada em casamento porque seu pai queria mais terras. 

Por ser uma novela curta, com menos de 100 páginas, os eventos se desenrolam rapidamente, com alguns saltos no tempo. No entanto, isso não compromete o enredo, pelo menos na minha opinião. No  entanto, devido a linguagem acessível e os personagens tão bem construídos me fez desejar que a história fosse um pouco mais desenvolvida, mas o que está ali já é suficiente para emocionar.

A trama de Madalena nos conduz por todas as fases de sua vida. Mesmo com sua brevidade, a novela apresenta muitas camadas e momentos de reflexão, representando a realidade de muitas mulheres. Essa autenticidade é o que torna a história tão especial.

O ponto que mais gostei foi a constante troca de narradores, pois cada nova visão acrescenta não só algo diferente sobre Madalena, mas também o impacto de sua vida nas pessoas ao seu redor. Essa dinâmica trouxe um brilho extra ao enredo.

Se você gosta de novelas curtas e carregadas de emoção, recomendo conhecer Madalena. O ebook está disponível gratuitamente no site do Domínio Público e em outros portais.


Leia aqui

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.